A edição do passado dia 23 de "O Jornal de Estarreja", trouxe-nos a confirmação que tal como todo o elenco camarário, como afirmado pelo PS, também o Sr. José Matos, através de um artigo de opinião, desconhece por completo uma das matérias que mais preocupa os jovens de Estarreja.
Referimo-nos à "perda" das paragens dos comboios Intercidades na nossa estação, que são, como se sabe, o principal meio de transporte para todos os jovens deslocados por via dos estudos.
Queríamos apenas lembrar que tais comboios durante vários anos paravam na estação de Estarreja.
Não sendo a JS como o Sr. José Matos e apesar de utentes do serviço na altura, não podemos afirmar com clareza o número de paragens diárias, sendo que com toda a certeza podemos garantir que existiam no mínimo duas paragens por dia em cada sentido (mas com clara convicção da existencia de 3, perfazendo um total de 6), o que não sendo o ideal, era considerado um serviço satisfatório.
Tal situação não foi excepcional ou temporária, tendo este serviço vigorado durante alguns anos.
A perda destes comboios, aliada à supressão do serviço Inter-regional por parte da CP, revelou-se catastrófica para os estudantes Estarrejenses, que deixaram de ter serviço ferroviário directo para algo que seja mais a sul que Aveiro ou mais a norte que o Porto.
Da parte da autarquia nem uma só tomada de posição foi sentida, o que demonstra um total alheamento e desconhecimento da situação.
Portanto é mais que justo o Partido Socialista vir a público, ainda que de forma indirecta, criticar esta incapacidade da câmara e vir fazer o papel que seria da competência da mesma.
Pena que esta matéria não é desconhecida apenas ao Sr. José Matos, mas também se estende ao Sr. Presidente da Câmara e seus pares...
...pelos vistos o Sr. José Matos não é o único a não saber! Alegre-se por isso...
Queremos desta forma repor a verdade, mas com a promessa de ainda termos muito para reivindicar acerca desta matéria, pois as suas consequencias estão hoje a afectar grande parte dos jovens do nosso concelho.