quinta-feira, 8 de novembro de 2012

JS ESTARREJA CONSIDERA ABSURDA PROPOSTA DE JUNÇÃO DE FREGUESIAS EM ESTARREJA

Esta semana a Unidade Técnica para Reorganização Administrativa do Territorio divulgou a sua proposta a ser votada na Assembleia da Republica sobre o município de Estarreja. 
Não podemos igualmente deixar de registar o absurdo que é a proposta de agregação de freguesias que além de estarem geograficamente separadas e bem delineadas, possuem população e toda uma cultura próprias para a sua identidade enquanto freguesias.
 A JS, como todos os Estarrejenses não pode de maneira nenhuma compactuar com a solução proposta pela UTRAT que agrega Fermelã a Canelas e Veiros a Beduído, e que lhes concede a denominação "Troikiana" de "União das freguesias de Canelas e Fermelã" e " União de freguesias de Veiros e Beduído". 
 A JS exige que a coligação PSD/CDS que gere a Câmara tome uma posição firme sobre o assunto, se assuma prontamente de que lado está, se do Governo que tanto apoia, se dos Estarrejenses que se vêem em risco de perder as duas freguesias e que tanto confiaram nesta coligação.

 A Juventude Socialista, é contra esta reforma administrativa que diminui as freguesias e as resume a  meros territórios, sem ter em consideração as necessidades das populações que nelas habitam  e sublinha ainda que, não constava em nenhum memorando de entendimento a redução de freguesias.
 Finalmente, a Juventude Socialista de Estarreja responsabiliza inteiramente o PSD e o CDS, bem como os seus autarcas no concelho de Estarreja e os seus Deputados na Assembleia da República (todos com maioria) se de facto esta proposta da UTRAT avançar.


A JS estará como sempre, ao serviço dos jovens, ao serviço dos Estarrejenses na luta pela manutenção das suas freguesias.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Estarreja palco da discussão da moção de João Torres e da candidatura a Secretário Geral da JS.


O Hotel Eurosol em Estarreja recebeu militantes de todo o país para a discussão da moção do candidato único a Secretário Geral da JS, João Torres, primeiro subscritor da moção “ Ninguém fica para trás” .  
 Para a JS Estarreja que na sessão de abertura se fez representar pelo seu líder, Gonçalo Costa, foi uma “ honra para Estarreja receber e participar de forma tão ativa na elaboração do documento que traçará as linhas gerais que a JS seguirá no próximo mandato”, agradecendo também o “voto de confiança do candidato e atual Presidente da Federação da JS Porto João Torres na Federação de Aveiro e em particular na concelhia Estarrejense dos jovens socialistas que o apoiam desde a apresentação da sua candidatura.”
 As eleições para Secretário Geral da JS decorrerão nos dias 3 e 4 de Novembro em Viseu, sendo que a JS Estarreja se fará representar por dois delegados, algo que já não acontecia há pelo menos dois mandatos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

João Rebelo representa Aveiro no Parlamento Jovem

No passado dia 28 e 29 de Maio decorreu na Assembleia da República a iniciativa, “Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa da autoria da Assembleia da República, que tem como objectivo desenvolver nos jovens as suas capacidades de debate e comunicação e de fomentar um espírito crítico para o desempenho de uma cidadania activa.
Estarreja e a JS Estarreja estiveram representadas nesta iniciativa pelo elemento do seu secretariado, o jovem estarrejense João Rebelo, sendo este mesmo jovem o Porta-voz do círculo eleitoral de Aveiro.
O tema desta edição do “Parlamento dos Jovens” foi “Redes Sociais: Participação e Cidadania”, o círculo de Aveiro apresentou varias propostas a debate tendo sido apenas uma aceite para a recomendação final que foi entregue a Sr.ª Presidente da Assembleia da Republica Assunção Esteves, para ser debatida em comissão da especialidade e em seguida em plenário.
Este é um sinal de que Estarreja e os seus jovens tem potencial e que não podem ser esquecidos, é sem dúvida importante apoiar todas estas iniciativas e todos estes jovens.
A JS Estarreja congratula-se assim pela prestação deste jovem Estarrejense que levou o nome de Estarreja a casa da democracia.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->

quarta-feira, 23 de maio de 2012

JS visita Centro das Novas Oportunidades de Estarreja

 


 No passado dia 18 de Maio, alguns elementos do secretariado da Juventude Socialista visitaram o Centro das Novas Oportunidades que se encontra em funcionamento na Escola Secundaria de Estarreja.
  A JS quis inteirar-se da situação do CNO de Estarreja que ao longo dos últimos anos tem permitido que muitas pessoas conseguissem uma segunda oportunidade para se qualificarem, e nesse sentido, reuniu com a Coordenadora, a Professora Vera Albuquerque, que de  uma forma  muito prestável nos explicou o funcionamento do Centro e dos processos de atribuição de competências aos aluno .
  Surpreendeu-nos totalmente que de momento existam cerca de 1700 pessoas que são candidatos ao reconhecimento do 6º, 9º e 12º ano, o que nos indica que muita gente no nosso Concelho concorda que existem competências reconhecidas pelo trabalho e pela vida, que necessitam de ser dotadas de qualificação para que as pessoas possam continuar a ser competitivas no dificílimo mundo laboral (com a mais alta taxa de desemprego desde o 25 de Abril) em que nos encontramos.  
  A JS Estarreja expressou á coordenadora do Centro das Novas Oportunidades local a sua preocupação pelas constantes declarações por parte do governo da coligação PSD/CDS no sentido de erradicar de vez as Novas Oportunidades e por esta entidade educativa Estarrejense ainda só ter o seu funcionamento assegurado até dia 31 de Dezembro de 2013.
  A Juventude Socialista espera que este Centro que foi dos primeiros a surgir no país possa assim continuar a assegurar uma “Nova Oportunidade” para muitos Estarrejenses que por qualquer motivo não conseguiram ou não puderam qualificar-se no tempo devido, sendo que espera que o Executivo Camarário, apesar de ser dos mesmos partidos políticos que o governo central, defenda esta instituição que tantos Estarrejenses serve em caso de não renovação dos contratos.

terça-feira, 10 de abril de 2012

JS esclarece que as críticas á Feira da Juventude são no sentido desta ir de encontro á maior necessidade atual dos jovens, o emprego!

O Sr. Vereador da Cultura e da Juventude referiu em comunicado emitido durante a Semana Santa que a feira da Juventude “ tem como principais objectivos informar e divulgar a oferta formativa escolar e profissional aos jovens “.No comunicado refere ainda (e reparem no paradoxo) a “Feira da Juventude” não era para “apresentar soluções para o flagelo do desemprego jovem”! Então a feira era para divulgar oferta escolar e profissional, mas não era para apresentar soluções ao desemprego jovem? Perante tais afirmações JS só pode concluir que o senhor Vereador e o executivo camarário que representa já se resignaram e entendem que a situação profissional normal dos jovens é o desemprego, devendo esta ser aceite pelos jovens com a mesma passividade que este executivo o tem aceitado.
  A JS Estarreja procurou, como sempre tem sido sua linha, fazer uma crítica construtiva, apresentar ideias, e sobretudo salvaguardar os interesses dos jovens que anseiam por um emprego e que poderiam na Feira da Juventude encetar contactos com o tão inacessível Mundo do trabalho. O intuito da JS é contrariar a fuga dos jovens para concelhos vizinhos como os Census 2011 nos indicam (e estes dados são irrefutáveis) e procurar mantê-los no seu concelho.
 A JS lamenta ainda a ainda inexplicada demissão (forçada) do Presidente da JSD Joel Pereira, que apesar das evidentes diferenças ideológicas que este mantinha para com a JS, sempre, tal como nós, se bateu por políticas sérias de Juventude e pelo futuro dos jovens Estarrejenses e espera sinceramente, que apesar da sua demissão, o PSD Estarreja não faça da JSD local um grupo de menos jovens que vêm para a comunicação social com comunicados fracos e absurdos, com o intuito de atacar por atacar e não de fazer aquilo que o povo mais quer ver em todas as estruturas políticas: Ação política séria, no seu local, na sua Terra.

sábado, 7 de abril de 2012

JS assinala o Dia Nacional do Dador de Sangue e Exorta á comunidade Estarrejense a doar apesar do cancelamento inexplicável da isenção das Taxas Moderadoras.


No âmbito da comemoração do "Dia Nacional do Dador de Sangue", no passado dia 27 de Março, a Juventude Socialista de Estarreja, em parceria com a Federação distrital da JS, esteve presente numa recolha de sangue que se realizou em Salreu no passado dia 1 de Abril.
Numa altura em que se registam os mais baixos níveis de reservas de sangue, motivado em parte pela perda de isenção das taxas moderadoras, a Juventude Socialista de Aveiro marcou presença nesta iniciativa que visa promover uma prática de solidariedade para com os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que necessitam deste bem que se torna cada vez mais escasso.
Para tal a Federação de Aveiro da JS associou-se à recolha promovida pela "Associação de Dadores de Sangue das Terras do Antuã" aproveitando para se manifestar contra esta política de mercantilização do SNS, levada a cabo pelo Governo PSD/CDS, na medida em que torna o acesso aos serviços de saúde mais caros, quer pelo aumento das taxas moderadoras bem como pelo fim de alguns regimes de isenção.

sábado, 24 de março de 2012

A JS Estarreja lamenta a fraca adesão da Feira da Juventude por parte da Comunidade Jovem concelhia e a principal temática da mesma, que constou em falar mais sobre as opções formativas dos jovens que propriamente apresentar soluções para o flagelo do desemprego jovem.


Nos dias 22 e 23 de Março realizou-se no Pavilhão Municipal de Estarreja, a Feira da Juventude, da Formação e da Protecção Civil. Alguns membros do secretariado da JS Estarreja foram visitar a feira e retiraram algumas conclusões. Foi possível verificar que grande parte dos stands presentes na feira pertenciam a instituições de ensino que estavam lá para de certa forma fazer publicidade e cativar futuros alunos. Em termos de stands dedicados ao emprego a oferta era reduzida. Sendo que este evento também era dedicado à comunidade em geral, o interesse para quem já concluiu a sua formação e se encontra à procura de emprego, era diminuto. Pensamos que nesta altura em que o desemprego jovem é tão elevado teria sido importante aproveitar esta oportunidade para em conjunto com as empresas residentes no concelho, cativarem o maior número de ofertas de emprego quer através de programas de estágios ou de outras formas contratuais. Não diminuindo a importância da formação, a Juventude Socialista de Estarreja pensa que neste momento o problema do desemprego jovem deveria ser a questão central a resolver já que cerca de 40% dos jovens trabalhadores estão desempregados e a fixação dos mesmos em Estarreja é cada vez mais escassa como os próprios Censos 2011 demonstraram. Assim sendo, faria mais sentido se a Feira da Juventude incidisse sobre a classe dos jovens desempregados de uma forma mais incisiva no sentido de contrariar o problema central que em épocas de crise afecta os jovens Estarrejenses, o desemprego.

terça-feira, 13 de março de 2012

JS promove visita do Deputado Pedro Alves e da JS Aveiro ao Concelho.

  A Juventude Socialista de Estarreja promoveu no ultimo domingo uma visita ás obras do novo Lar de Idosos/Unidade de Cuidados Continuados de Avanca no sentido de divulgar a necessidade urgente de apoios por parte de todos os parceiros sociais, incluindo a autarquia.
 Posteriormente a comitiva parou no parque do Antuã, onde pode observar a nova ponte pedonal que está orçamentada em cerca de 500 mil euros e que quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista prático, claramente não se revela uma obra há altura do investimento.
 O coordenador concelhio Gonçalo Costa, partilhou com o Secretario Geral da JS e Deputado á Assembleia da Republica Pedro Alves, assim como com o Presidente da Federação Distrital João Silva e restante comitiva, toda a indignação perante tamanha falta de apoios para com uma obra tão nobre e necessaria como o novo Lar de Idosos/ Unidade de Cuidados Continuados de Avanca quando por outro lado, se dispende de milhares de euros em tão inútil obra como uma ponte pedonal....!
 A JS procurou essencialmente sensibilizar a sociedade civíl estarrejense para a necessidade de apoios logísticos e económicos, que uma das mais ousadas obras concelhías dos ultimos anos como é o novo Lar de Idosos de Avanca e a nova UCC necessitam, sendo que estas podem muito bem no futuro constituir um digno fim de vida para todos nós, Estarrejenses.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hugo Oliveira eleito Presidente da Comissão Política Distrital da JS!

Decorreu no passado sábado a XVI Convenção Distrital de Aveiro da Juventude Socialista, no Concelho
de Anadia.

 O órgão máximo da Federação contou com a presença de mais de 60 Delegados oriundos de todo o
Distrito, tendo discutido e sufragado as Moções Globais de Estratégia das candidaturas “JS mais activa”
e “Cria a tua Esquerda, o futuro passa por ti!” de Albano Baptista e João Silva, respectivamente. João
Silva foi reeleito Presidente da Federação de Aveiro da JS, pela mesma candidatura, Hugo Oliveira
foi eleito Presidente da Comissão Federativa da JS Aveiro e João Campos, Presidente da Comissão de
Jurisdição.

A JS Estarreja volta assim a ter um Estarrejense a presidir a um dos órgãos distritais.

Pedro Nuno Santos, Presidente da Federação distrital do PS, no seu discurso na sessão de encerramento
da convenção dirigiu aos presentes algumas palavras sobre Hugo Oliveira, dizendo:” o Hugo é um dos
melhores quadros da JS e do PS no distrito, se é verdade que há muito tempo que é reconhecido na JS,
é igualmente verdade que há já algum tempo que olhamos para ele no PS. E, estas, não são meras
palavras de circunstância, para vos comprovar isso, posso hoje aqui confidenciar-vos que convidei o
Hugo a integrar o secretário distrital do PS, e não tenho dúvidas de que será uma mais-valia para a
Federação Distrital do PS.”

Gonçalo Costa coordenador concelhio da JS Estarreja foi eleito para Comissão Politica da JS, e uns dos
representantes da JS na Comissão Politica distrital do PS.

Estas eleições fortaleceram muito a posição da JS Estarreja no distrito.