segunda-feira, 26 de maio de 2008

José Matos e os comboios

A edição do passado dia 23 de "O Jornal de Estarreja", trouxe-nos a confirmação que tal como todo o elenco camarário, como afirmado pelo PS, também o Sr. José Matos, através de um artigo de opinião, desconhece por completo uma das matérias que mais preocupa os jovens de Estarreja.
Referimo-nos à "perda" das paragens dos comboios Intercidades na nossa estação, que são, como se sabe, o principal meio de transporte para todos os jovens deslocados por via dos estudos.

Queríamos apenas lembrar que tais comboios durante vários anos paravam na estação de Estarreja.
Não sendo a JS como o Sr. José Matos e apesar de utentes do serviço na altura, não podemos afirmar com clareza o número de paragens diárias, sendo que com toda a certeza podemos garantir que existiam no mínimo duas paragens por dia em cada sentido (mas com clara convicção da existencia de 3, perfazendo um total de 6), o que não sendo o ideal, era considerado um serviço satisfatório.
Tal situação não foi excepcional ou temporária, tendo este serviço vigorado durante alguns anos.

A perda destes comboios, aliada à supressão do serviço Inter-regional por parte da CP, revelou-se catastrófica para os estudantes Estarrejenses, que deixaram de ter serviço ferroviário directo para algo que seja mais a sul que Aveiro ou mais a norte que o Porto.
Da parte da autarquia nem uma só tomada de posição foi sentida, o que demonstra um total alheamento e desconhecimento da situação.

Portanto é mais que justo o Partido Socialista vir a público, ainda que de forma indirecta, criticar esta incapacidade da câmara e vir fazer o papel que seria da competência da mesma.
Pena que esta matéria não é desconhecida apenas ao Sr. José Matos, mas também se estende ao Sr. Presidente da Câmara e seus pares...
...pelos vistos o Sr. José Matos não é o único a não saber! Alegre-se por isso...

Queremos desta forma repor a verdade, mas com a promessa de ainda termos muito para reivindicar acerca desta matéria, pois as suas consequencias estão hoje a afectar grande parte dos jovens do nosso concelho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um importante ponto de vista, por quem sabe...

De facto, este ilustre blogger que não fale do que não sabe....e pior, acuse disso os outros...

Anónimo disse...

Embora estas polémicas tenham pouco interesse gostava de esclarecer algumas coisas relativamente à revolta da JS local por causa de uma opinião minha sobre a paragem de comboios ICs em Estarreja.

Falam que Estarreja perdeu paragens de comboios Intercidades na nossa estação? Muito bem, param actualmente 3 comboios Intercidades na estação de Estarreja. Não tenho obviamente dados para dizer que no passado paravam mais. A JS também parece que não.

No entanto, devo dizer que durante os anos 90, quando era um utilizador habitual de comboios, não tenho conhecimento da paragem de comboios Intercidades em Estarreja. Depois passaram a parar. Muito bem, se eram 6 por dia como diz a JS tenho sérias dúvidas, isto porque actualmente passam por Estarreja 13 comboios Intercidades nos dois sentidos. Não me parece que no passado passassem mais do que actualmente (os tais 13). Desta forma, não estou a ver 6 comboios a parar por dia em Estarreja? Mas quem sabe? Posso estar enganado?

Depois saliento que os comboios que actualmente param em Estarreja, não param por exemplo em Ovar, uma cidade da nossa dimensão e que não tem o mesmo serviço.

O único lapso no meu artigo foi-me esquecer-me de referir os dois ICs provenientes de Aveiro que param em Estarreja às 10h07 e às 22h07. Referi apenas o das 7h23 da manhã que vem do Porto. Portanto, param 3 comboios ICs em Estarreja. Mas se passam 13 comboios ICs, parece-me de facto que essa paragem é a título excepcional.

Dizem que a Câmara não protestou. Também não me lembro do PS tomar posição sobre o assunto? Nem a JS que fala agora? Emitiram algum comunicado?

Aliás, o único partido que tomou posição sobre isso foi a CDU. De resto não me lembro do mais ninguém?

Agora o meu artigo foca outro aspecto que a JS local esqueceu-se de referir. É a que líder do PS disse em artigo de opinião que o Presidente da Câmara não conseguiu “impedir que os intercidades deixassem de parar em estarreja, para não falar dos alfas”. Ora, nunca os Alfas pararam em Estarreja, nem tinha qualquer sentido a sua paragem em Estarreja. E também a JS não apresentou nenhum dado concreto que no passado parassem mais comboios Intercidades do que agora? Portanto, fico à espera desses dados.