quarta-feira, 28 de maio de 2008

Estávamos errados...

Caro José Matos,

Já sabemos que não considera esta questão importante, mas como pediu, vimos apresentar então dados concretos.
De facto não os tínhamos para garantir com certeza as seis paragens do "Intercidades" em Estarreja, como era nossa convicção inicial.
E ainda bem que não cometemos esse lapso, porque na realidade a CP contemplava a cidade de Estarreja com oito (8) paragens diárias deste comboio! Talvez a entidade reconhecesse a importância desse serviço para esta cidade e concelhos limítrofes como Albergaria, Oliveira de Azeméis ou São João da Madeira.
Caso duvide desta informação, poderá consulta-la aqui.

Quantos aos "Alfas", nunca pararam por estas bandas e achamos que tal nunca sequer fez ou fará sentido, no entanto, ainda não percebemos ao que se está a referir. Mas para isso já terá de questionar o Partido Socialista e não a JS

Por outro lado foi, de facto, agradável termos reparado que esteve a fazer trabalho de casa, para se poder preparar para o seu mais recente "ataque".
Ora, é bastante curioso que alguém que numa semana não sabia que os "IC's" paravam em Estarreja e o dizia com toda a convicção, passado alguns dias já se lembrava que apenas a CDU se tinha manifestado contra a perda das paragens (as tais que desconhecia existir). Pelo menos obrigamo-lo a informar-se.
Se a JS não se manifestou, então terá de responsabilizar os dirigentes da estrutura a essa data. Posso-lhe garantir que nós já o fizemos!

Por fim, deixo-nos dizer-lhe que não estamos revoltados e tomamos esse adjectivo como ofensa. Apenas não podemos permitir que diga incorrecções, principalmente em matérias que nos são muito importantes. Ao mesmo tempo esperamos ter ajudado o carissimo José Matos a conhecer um problema nosso, tendo a convicção de que se fizer uma correcta reflexão, terá obrigatoriamente que ser solidário connosco.
Com o nossos melhores cumprimentos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ao contrário do que possa parecer estou sempre disponível para falar de comboios. Portanto, ainda bem que tive esta pequena discussão com a JS local, por motivos que passo a explicar.

De facto, no tempo em que andava de comboio, os ICs não paravam em Estarreja. Foi com base nessa experiência pessoal que me pronunciei.

Já vi que em 2006, a situação era diferente, sendo assim a JS tem razão no reparo que faz sobre isso. Ou seja, eu estava errado nesse ponto.

Porque razão paravam 8 ICs em Estarreja em 2006 e agora só param 3 é algo que devia ser perguntado à CP.

Mas se em 2006 paravam 8 comboios e agora param 3 comboios, significa que a perda destes comboios é recente e de facto confirma-se que a JS nunca tomou posição sobre isso, a não ser agora. Parece que também andava desatenta.

De facto, depois desta discussão lembrei-me que a CDU se tinha queixado disso. Portanto, foi algo que me surgiu após a discussão, daí a citação.

Sobre a paragem dos Alfas, foi Marisa Macedo que disse num artigo de opinião que o Presidente da Câmara “não conseguiu impedir que os Intercidades deixassem de parar em Estarreja, para não falar dos Alfas”. Basta ler o artigo que está no site do Jornal de Estarreja.

Vejo que a JS também considera (como eu) que a paragem do Alfa em Estarreja não faz qualquer sentido. Ainda bem, pois parece que Marisa Macedo não pensa isso e que gostava de ver os Alfas a parar em Estarreja. Registo a diferença de opinião.

Sobre a paragem dos comboios não tenho problema nenhum em estar solidário com a JS. Ainda bem que se aperceberam do problema agora. Penso que esta discussão teve vantagens em relação a isso. Ficamos todos mais esclarecidos e mais atentos. Eu próprio fiquei alertado para a situação. Por isso, acho que a discussão teve o seu mérito.

JS Estarreja disse...

Apesar de ser uma discussão que infelizmente já vem "fora de tempo" também consideramos importante e ainda bem que mostrou abertura para conhecer os nosso argumentos.

Este horário que apresentámos já vigorava num sistema muito semelhante desde 2002 e teve o seu fim (a tão celebre perda das paragens) em Abril de 2007.
Data essa na qual ainda não tinhamos sido eleitos, portanto como tão bem sabe, não podemos ser responder pelas tomadas de posição de antigos responsaveis da estrutura.
Se a JS andava desatenta...sim, andava!

Em relação às posições da Presidente da Comissão Politica do PS, apesar de terem o nosso apoio e de concordarmos com as tomadas de posição, não somos obrigados a seguir todos os pontos em particular que sejam referidos ou defendidos. Não temos essa obrigatoriedade...temos a nossa independencia ideologica.


De qualquer forma, agradecemos a discussão.

Anónimo disse...

Viva

Como disse penso que a discussão foi positiva e a vossa investigação do assunto revelou-se interessante.

Eu próprio desconhecia essa situação e fiquei assim mais atento a isso. Comigo podem contar sempre para qualquer debate que seja proveitoso.

Vejo que a nova JS anda atenta e isso é positivo.

Assinalo também a vossa autonomia e acho que devem falar por vós.

E já que estamos a falar de comboios, um tema ainda mal debatido é a Alta Velocidade.

Se um dia quiserem fazer um debate sério sobre isso podem contar comigo.

José Matos